Radicais livres: entenda como eles podem prejudicar sua saúde

Radicais livres: entenda como eles podem prejudicar sua saúde

Os radicais livres são formados naturalmente todos os dias, por intermédio de vários elementos metabólicos, como a respiração. No entanto, há elementos que induzem ao crescimento na fabricação desses radicais livres, como stress, má refeição, uso de bebidas alcóolicas, deficiências nutricionais, exagero de exercício física, consumo exagerada de remédios, aclaramento à contaminação e ao cigarro. O exagero de radicais livres no corpo é conhecido por de stress oxidativo e pode provocar danos nas moléculas de ADN, levando ao envelhecimento prematuro e até ao progresso de algumas doenças, como carcinoma.

como são formados os radicais livres?

Todos os dias, por intermédio de muitas reações metabólicas, as moléculas de radicais livres são liberadas na corrente sanguínea. Tratam-se de moléculas que apresentam em sua composto um eléctron a pouco e, por isto, são altamente instáveis e reativos. Para se acudir-se estável de novo, essa corpúsculo tenta “abafar” elétrons como maneira de acabar sua estrutura, dessa maneira, liga-se à outras moléculas, como por adágio ao ADN, e são capazes de complicar seu desempenho comum. Dessa maneira, aí começam a aparecer vários tipos de complicações relativos à enferrujamento telefone celular, como a doenças degenerativas do envelhecimento (Parkinson, Alzheimer, entre outras), carcinoma e doenças cardíacas.

como evitar a produção dos radicais livres?

Não é possível evitar a formação dos radicais livres, uma vez que em pequenas quantidades, são até importantes para algumas utilidades, tendo como exemplo, auxiliar no bom desempenho do sistema imunológico. No entanto, é necessário que haja um imobilidade, e não sejam fabricados em exagero.

É fundamental uma regime rica em alimentos fonte de antioxidantes, uma vez que estes alimentos apresentam a personalidade de impedir a atuação oxidante dos radicais livres, conferindo proteção às células. Embora da exercício física em exagero provocar um crescimento da liberação dos radicais livres, a execução de treinos físicos moderados e com indicação profissional batalha a enferrujamento.

como fazer uma dieta antioxidante?

Aumente o uso de frutas, verduras e legumes, uma vez que são alimentos que apresentam grande porção de nutrientes na sua composto, como betacaroteno, vitamina C, vitamina E, licopeno, ômega 3, selênio e zinco.
Utilize temperos naturais, como alho, cebola, ervas e especiarias, como a cúrcuma, que similarmente apresenta ótima porção de antioxidantes. Quanto mais colorida e maior a diversidade de alimentos ingeridos, maior porção de substâncias antioxidantes é fornecida ao corpo. Constantemente que possível, opte as opções orgânicas, já que o consumo de agrotóxicos diminui incrivelmente a figura de antioxidantes nos alimentos.